Get Adobe Flash player
Home Sobre a Igreja

Historia ICE Samambaia

histDescobrir as origens da Igreja Cristã Evangélica do Brasil (ICEB) é como descobrir a fonte de um rio. Em geral, muitas fontes contribuem na formação de um rio, cada uma fornecendo a sua quota de água. O mesmo se deu com o início da ICEB.

A origem mais remota e de alguns crentes em Toronto, Canadá, que em 1895 se organizaram com o objetivo de evangelizar a América do Sul, tendo enviado alguns missionários para a Argentina. Mas ouviram do Brasil um apelo macedônico e eles madaram Sr. Witte, Dr. Graham e esposa Anne Andrews, que chegaram a Carolina MA. Percebendo a falta de hospital e escola, dedicaram-se ao exercício dessas tarefas, além de evangelizar o povo, incluindo visitas na aldeia dos índios Xerentes, às margens do rio Tocantins.

A ICEB, porém, começou com um outro canadense, o leigo Reginaldo Young, que trabalhava na Cia. de Mineração S. João Del Rei, em Morro Velho, MG. Ao testemunhar acerca da nova vida, conquistou para Jesus o jovem engenheiro Frederico C. Glass, que se lançou à tarefa de evangelização com toda energia que lhe era peculiar.

Young, consagrado homem de Deus, foi responsável pelo começo do trabalho em São Paulo, que originou na Igreja Cristã Paulistana, a 1° igreja da ICEB, fundada em 25 de agosto de 1901. Ele também fundou um Instituto Bíblico, onde Ricardo do Valle, Arthur L. Tavares, Galdino e outros estudaram. Os primeiros seguiram para Goiás a fim de pastorear os pequenos grupos de crentes e continuar a obra de evangelização.

A firmeza do Sr. Young, aliada ao espirito pioneiro do Sr. Glass resultou numa expansão admirável do evangelho para os estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Goiás.

O Sr. Glass transformou-se em um destemido missionário e deu início ás suas famosas expedições com a Bíblia pelo Brasil. Auxiliado pelos obreiros nacionais Ricardo José do Vale e Joaquim Portilho, estabeleceu as igrejas em Catalão(1902) e Santa Cruz, GO(1904). Ele vivia em constantes viagens no trabalho de evangelismo, tendo alcançado vários estados brasileiros e países da América do Sul.

A Igreja Cristã Evangélica de Samambaia teve início com um trabalho evangelístico da Igreja Cristã Evangélica de Brasília através do Pr. Joaquim, sua esposa a irmã Madalena, a irmã Dorvalina e o Pr. Abdala, no ano de 1988. Naquela época se reuniram um grupo na residência de uma irmã, do qual ainda estão na Igreja o irmão Jonas Dourado de Oliveira e os filhos Danilo, Daniela e Daniel e a irmã Vilma Urçulino da Silva e suas filhas Dayane e Daylane. Hoje sob direção do Pr. Cleyton Lira de Oliveira, nossa igreja conta com mais de 60 membros efetivos e ativos. Ainda somos uma congregação da ICE Brasília, mas sonhamos em alcançar voos independentes em breve. Queremos crescer e multiplicar, trazendo muito mais vidas para o centro do amor do Pai.

Portanto, nesse ano de 2016, comemoraremos 113 anos de existência da ICEB e 27 anos da Igreja Cristã Evangélica de Samambaia. Um período de muitas bênçãos, vidas transformadas, lutas e vitórias para honra e glória de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Essa história continua com cada um de nós, fazendo da família Cristã Evangélica, um povo que ama, adora e obedece ao Senhor Jesus. Deus seja louvado!